Estudante de Jales participa de programa de intercâmbio nos Estados Unidos

O jovem Odir Nunes de Oliveira Filho, aluno da Escola Estadual Juvenal Giraldelli, retornou no domingo, dia 3, dos Estados Unidos, para onde ele e mais 49 estudantes brasileiros, do Ensino Médio viajaram no início de janeiro.

Criado em 2002, o Programa Jovens Embaixadores tem como alvo alunos brasileiros que são exemplos em suas comunidades, em termos de liderança, atitude positiva, trabalho voluntário, excelência acadêmica e conhecimento da língua inglesa. O programa visa fortalecer o ensino público por meio desses alunos, transformando-os em modelos para as suas comunidades. O Programa Jovens Embaixadores é uma iniciativa de responsabilidade social da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, em parceria com organizações públicas e privadas. Entre as organizações públicas estão as diretorias de ensino que divulgam o programa e realizam a seleção dos estudantes. O processo seletivo ocorre sempre entre os meses de junho e setembro.

Entre as atividades diárias do programa havia a interação com os demais jovens para falar sobre como estava sendo a experiência, palestras (principalmente sobre justiça social, racismo, homofobia, xenofobia…) e visita a pontos turísticos. Odir esteve Louisville no estado de Kentucky onde ficou hospedado em uma casa de família, e visitou também Washington, a capital dos EUA.

Segundo Odir “A experiência foi ótima, pude conhecer uma cultura e uma realidade muito diferente da minha. Também pude perceber que independe do tamanho dos meus sonhos, eu posso sim alcançá-los. Essa viagem foi incrível e inesquecível, uma das maiores e melhores experiências que tive até hoje. Também pude aprimorar meu inglês, falar melhor em público… “

Lembrando que não é a primeira vez que nossa cidade tem um estudante participando do Jovens Embaixadores. Em 2008, o jovem Daniel Pena Júnior, ex-aluno da EE Dr Euplhy Jalles, representou o Brasil no programa.

Entre os requisitos para ser um Jovem Embaixador estão o protagonismo e espírito de liderança. Odir possui estas características, entre outras. Ele ministrava aulas de Inglês nos finais de semana para outros estudantes da escola e pessoas da comunidade, além de se destacar também nas demais atividades da escola. O jovem foi aprovado no vestibular em Odontologia na UNESP e frequentará o curso na cidade de Araçatuba a partir deste ano.

Joana Dark Izaias Ramos

PCNP de LEM – Inglês