Na última quinta-feira, 13 de abril, ocorreu uma importante reunião na Diretoria de Ensino – Região de Jales com diversos representantes de órgãos públicos e instituições da sociedade civil com o objetivo de discutir sobre segurança nas escolas.
Na ocasião, estiveram presentes a Diretoria de Ensino – Região de Jales, a Polícia Militar, o Ministério Público de São Paulo, a Polícia Federal, Delegados da Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e o Conselho Tutelar.
 
O encontro teve como propósito principal encontrar soluções para aumentar a segurança das instituições de ensino da região, combater a violência e também discutir medidas preventivas para garantir a integridade física e psicológica dos alunos, professores e demais funcionários das escolas.
 
Os participantes da reunião destacaram a importância da união entre a sociedade civil e órgãos públicos para combater a violência nas escolas e preveni-la.
Também foi reforçada a importância da conscientização em relação à cultura da paz e do diálogo para a solução de conflitos.
 
De acordo com os representantes dos órgãos públicos e instituições da sociedade civil presentes na reunião, foi possível alcançar um consenso sobre a necessidade de medidas efetivas para garantir a segurança das escolas.
A partir da próxima semana, os diretores de escola serão convidados a participar de uma segunda reunião para discutir essas medidas e definir quais serão as ações necessárias para solucionar as questões levantadas.