Institucional

​​​​​​​​​​​​​A Dire​toria de Ensino – Região de Jales, criada pela Lei nº 6.143​ em 27/06/61, iniciou suas atividades em 21 de agosto daquele ano e, em 1977, passou a ocupar o prédio localizado na Rua Oito, nº 2315, Centro, em Jales/SP, onde está instalada até hoje e presta atendimento ao público, também o fazendo por meio do telefone (17) 3622-0000, de segunda à sexta-feira, e pelo e-mail dejal@educacao​.sp.gov.br.
Atualmente, são abrangidos por sua área de jurisdição os municípios de Aparecida D’Oeste, Áspasia, Auriflama, Dirce Reis, Dolcinópolis, Guzolândia, Jales, Marinópolis, Mesópolis, Nova Canaã Paulista, Palmeira D’Oe​ste, Paranapuã, Pontalinda, Rubinéia, Santa Albertina, Santa Clara D’Oeste, Santa Fé do Sul, Santa Rita D’Oeste, Santa Salete, Santana da Ponte Pensa, São Francisco, Suzanapólis, Três Fronteiras, Urânia e Vitória Brasil.
A missão da DER Jales é proporcionar educação de qualidade a todos os seus alunos e atender ao cidadão na prestação de serviços. Nos seus 53 anos de história, a DER Jales trabalha nessa busca, somando desafios e conquistas, frutos de esforços constantes de milhares de funcionários e colaboradores.
Apostamos no potencial para a aprendizagem que cada indivíduo traz em si e valorizamos, sobretudo, o papel da educação na construção do cidadão.​
 

DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE JALES É A 2ª MELHOR CLASSIFICADA NO ESTADO PELO CUMPRIMENTO DAS METAS DO IDESP

A Diretoria de Ensino – Região de Jales mais uma vez está entre as melhores do Estado de São Paulo, segundo os números do IDESP (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo), divulgados pela Secretaria Estadual de Educação. Neste ano, a D.E. de Jales ocupa o 2º lugar no Estado de São Paulo com o índice de 0,82 numa escala de 0 a 1,0.

O Índice de Cumprimento de Metas de 2012 foi obtido a partir dos resultados das 33 escolas da Diretoria de Ensino – Região de Jales, distribuídas em 25 municípios e proporcionou a Jales ocupar o 2º lugar, em um universo de 91 Diretorias de Ensino no Estado de São Paulo: “Trata-se de um resultado bastante louvável, que merece nosso reconhecimento e apreço”, comentou a Dirigente Regional de Ensino, Marlene Medaglia Cavalheiro jacomassi.

A partir de agora, as escolas da Diretoria de Ensino – Região de Jales estão conhecendo seus resultados, que foram obtidos a partir do índice de Fluxo Escolar (retenção e evasão) e do SARESP, realizado pela Instituição Vunesp, em conjunto com os órgãos técnicos da Secretaria da Educação.

Cada escola recebe seu boletim, com os índices de desempenho dos alunos nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, distribuídos por níveis Básico, Adequado e Avançado, bem como a porcentagem de cumprimento das metas estipuladas para a escola, individualmente, e o índice de qualidade que cada uma possui.

Desde 2010, o Índice de Cumprimento de Metas agrega dois componentes: a parcela cumprida da meta e o adicional por qualidade e mediante análise desses dados é feito o cálculo para a bonificação dos servidores da Secretaria do Estado da Educação, conforme resolução SE 37, de 30 de março de 2012.

De acordo com a Dirigente Regional, o adicional de qualidade é um importante demonstrativo, pois preconiza a dedicação total da comunidade escolar na melhoria da qualidade de ensino: “é um permanente desafio tanto para a manutenção, quanto para a busca de melhores desempenhos, para todas”.

Todos esses indicadores servem para nortear o trabalho a ser desenvolvido nas escolas e não tem por objetivo rankear o desempenho das mesmas, o que, em alguns lugares, acaba sendo inevitável, principalmente depois da divulgação dos dados feita pela SEE (Secretaria do Estado da Educação) e grande imprensa.

A Diretoria de Ensino – Região de Jales 2007 mantém-se em posição de destaque.

  5º ano EF 9º ano EF 3ª série EM
D.E. Jales 5,85 3,27 2,74
Estado de São Paulo 4,28 2,50 1,91

​É fundamental considerar a aprendizagem dos alunos no Ciclo I e o papel que o Programa Ler e Escrever desenvolve em todo o Estado de São Paulo.

Ensino Fundamental Ciclo II e Ensino Médio vem ganhando qualidade aos poucos, sendo objeto de um grande trabalho da SEE e Diretoria de Ensino que iniciou o Programa “Melhor Gestão Melhor Ensino” para apoiar os Professores e Gestores no trabalho com os alunos para uma melhor aprendizagem.

O gráfico mostra que os índices da Diretoria de Ensino – Região de Jales estão acima da média do Estado de São Paulo. Diante do excelente desempenho, a Dirigente Regional Marlene Medaglia Cavalheiro Jacomassi faz questão de agradecer, parabenizar e cumprimentar as Escolas e suas Equipes de Direção, Coordenação, Professores e Funcionários que tanto trabalham e se empenham no dia a dia das aulas, com dedicação e responsabilidade, bem como a Equipe de Supervisores e Professores Coordenadores Pedagógicos da Diretoria de Ensino.

Ela finaliza acrescentando que “o nosso compromisso é garantir o trabalho que a Diretoria de Ensino desenvolve na orientação, monitoramento e acompanhamento das Escolas”.