Aluna da EE Oscar Antônio da Costa, Gabriela viaja para a Inglaterra graças ao seu desempenho no teste de proficiência em língua inglesa aplicado pela instituição
De outubro para cá, Gabriela Pires de Araújo teve uma mudança radical na sua rotina, após fazer o Cambridge English Benchmarking Test, parceria do Centro de Estudo de Línguas (CEL) com a Escola Estadual (EE) Dom Artur Horsthuis, do município de Jales.
Uma semana após, o resultado: a jovem de 17 anos foi aprovada no teste, e como prêmio fará uma viagem de uma semana à Inglaterra para visitar a renomada Universidade de Cambridge, fundada em 1209, a mesma onde estudaram o naturalista Charles Darwin, os físicos Stephen Hawking e Isaac Newton, além de personalidades históricas ilustres associadas à universidade, como o economista John Maynard Keynes, o filósofo e matemático Bertrand Russell e o matemático Andrew Wiles.
Enquanto aguarda a viagem dos sonhos, em abril, a estudante da 2ª série do ensino médio da EE Oscar Antônio da Costa, em São Francisco (cidade paulista de apenas 2 mil habitantes, localizada a 900 quilômetros da capital, e próxima de Jales), se prepara. Lê sobre a história da Universidade de Cambridge, sobre literatura inglesa e, principalmente, aprimora o inglês britânico.
Surpresa – “De tudo que tenho lido sobre o país, o que realmente me chamou mais a atenção foi a universidade, um prédio belíssimo, cercado de jardins, uma das cidades estudantis mais antigas do mundo, com belas obras arquitetônicas e muita história para contar.”
Além de Gabriela, mais dois alunos do CEL, de Jales, Vitor Hugo Nogueira Neves, da EE Dom Artur Horsthuis, e Juliana Antunes Cavalcanti, da EE Akió Satoru, classificaram-se no nível B1 do teste de Cambridge e participaram de uma roda de conversa em inglês por meio de videoconferência, realizada pela equipe de Cambridge, e Gabriela teve o melhor desempenho.
“Fiquei surpresa com o resultado. Inicialmente pensei que fosse simples, mas não foi. Teve até prova on-line para testar o meu inglês. Depois vieram as entrevistas, com duração de uma hora, com três professores: dois ingleses e um brasileiro. A videoconferência ocorreu com os professores em São Paulo e nós, os alunos, aqui, em Jales.”
Orgulho – Segundo Gabriela, dois dias antes da entrevista ela e os outros colegas tiveram acesso aos tópicos da conversa, por exemplo, sobre a personalidade de cada um, a família, escola, e ainda comentar uma passagem que tenha marcado sua vida anteriormente.
“Falei a respeito da minha experiência em participar e da classificação no teste. Uma semana depois saiu o resultado. Foi só comemorar! Agora é correr atrás dessa loucura toda de preparar a documentação da viagem”, diz a jovem que pretende cursar Direito e trabalhar em empresa multinacional.
A família de Gabriela, pais e três irmãos, também está a mil por conta do desempenho da filha no exame. “Do Estado de São Paulo, ela é a única classificada”, comenta, orgulhoso, o pai Amilton, motorista de uma usina na região. A mãe Elisângela, assistente social, também faz parte da torcida. Amilton diz que tanto ele quanto Elisângela ficaram até mais preocupados do que Gabriela.
Celebridade – “A Cambridge ligou antes para nós e deu a notícia. Nossa preocupação era dar apoio. Os professores da escola aqui, em São Francisco, fizeram reunião para informá-la melhor sobre o local para onde ela vai, tirando dúvidas quanto ao inglês e sotaque britânicos. Pensamos contratar um professor particular para resolver pequenas questões, mas ela tirou de letra tudo isso,” festejam os pais.
Aos poucos, eles estão se acostumando com a celebridade que ela se tornou de um momento para outro – entrevistas nos jornais de Jales e de Rio Preto, e na TV TEM, também de Rio de Preto. “Estamos vivendo um momento muito especial, da mesma forma que nossa Gabriela.”
Todos os custos com passagem, alimentação, traslado, hospedagem e seguro de vida serão pagos pela instituição inglesa. A premiação foi dada ao aluno matriculado no CEL de melhor desempenho dentro da turma com maior adesão ao teste.
Futuro – A parceria com a Secretaria da Educação de São Paulo é a primeira na América Latina. Para medir o nível de competência em língua inglesa, os alunos tiveram as habilidades de escrita e leitura analisadas pelo teste on-line elaborado pela Cambridge English Language Assessment, departamento da Universidade de Cambridge, o mesmo que cuida das avalia- ções de proficiência e formação de professores. Educadores da rede estadual paulista também participaram do exame.
Os resultados ajudarão a secretaria e diretores dos CELs a conhecer melhor o nível dos alunos no idioma inglês. As informações individuais são confidenciais e foram computadas pela equipe da universidade, podendo ser utilizadas como base para planejar ações e intervenções nas unidades, estimulando futuros projetos de fortalecimento do inglês na esfera pública.
Maria das Graças Leocádio
Imprensa Oficial – Conteúdo Editorial