2021: os grandes desafios e avanços na Educação de São Paulo

Neste ano, o desafio maior, sem dúvida, foi o de disponibilizar vacinas contra a Covid- 19 para todos os profissionais da educação paulista, visando a proteção tanto da equipe escolar, como para os alunos e seus familiares. O Governo de São Paulo enfrentou esse problema com garra e competência, empreendendo todos os esforços e buscando os recursos financeiros necessários para que o Instituto Butantã pudesse produzir vacinas. A vacinação antecipada de professores e profissionais da educação pôde prevenir a propagação do vírus, evitando internações e mortes.
Com a vacinação contra a Covid-19 começando ainda na primeira quinzena de janeiro e verificando-se, a partir disso, a diminuição de infecções, internações e óbitos em nossa Região e no Estado, o ano letivo de 2021 pôde iniciar-se com a perspectiva da retomada das aulas presenciais com maior segurança e proteção no ambiente escolar. Porém, logo em seguida, os índices de infecção pela Covid-19 foram aumentando e tivemos novamente que retornar às aulas on-line. Apesar disso, a celeridade da SEDUC em implementar o ensino remoto por meio dos recursos disponibilizados pelo Centro de Mídias da Educação de São Paulo (CMSP), criado ainda em abril de 2020, possibilitou que os alunos da rede pública estadual pudessem continuar seus estudos.
Outro desafio da equipe escolar foi a busca ativa dos alunos não engajados ou com baixo engajamento nas atividades de ensino remoto. Principalmente os alunos da zona rural que, em muitos casos, não tinham sinal de Internet nas fazendas, sítios ou chácaras, precisando se deslocarem até as escolas para, com apoio dos PROATECs, poderem realizar as atividades escolares. Como também, alunos oriundos de famílias de baixa renda que, embora residentes na zona urbana, não dispunham em suas casas de acesso às Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs), para poderem acompanhar as aulas pelo CMSP. Esses entraves somente puderam ser minimizados pelo engajamento das equipes escolares, em uma verdadeira demonstração de competência e compromisso profissional, dedicando-se à busca ativa desses alunos com persistência e dedicação dos profissionais da educação nesse novo formato de ensino à distância. Por meio de todos os recursos digitais disponíveis e, principalmente, por visitação presencial às residências, funcionários, professores e gestores procuraram sensibilizar e convencer
os próprios estudantes — e seus pais — da importância de eles persistirem nos estudos, além de entregar e receber atividades didáticas impressas.
Houve ainda um grande avanço do emprego das TDICs, pelos profissionais do magistério estadual, que procuraram maior capacitação para utilizarem os recursos tecnológicos de equipamentos, de programas e de aplicativos, com o intuito de atender os alunos por meio do ensino remoto. Nesse sentido, é preciso ressaltar as verbas destinados pelo Governo do Estado para o investimento em atualização dos equipamentos tecnológicos disponibilizados para as escolas estaduais: TVs digitais, notebooks, tablets, Internet de 100 Megabites e os próprios recursos didáticos acessíveis pelo CMSP; sem contar a entrega de chips de celulares com acesso à internet para os alunos mais vulneráveis.
Outro grande avanço proporcionado pelo governador João Dória e pelo Secretário Rossieli Soares da Silva foi a ampliação das escolas com o Programa de Ensino Integral (PEI). Na DER JAL, saímos de uma única escola com o PEI existente até 2019, para 29 escolas em 2022. No Estado, foram 16 escolas que implantaram o PEI em 2012, e em 2022, serão 2.038 escolas. Nesse sentido, é preciso observar que o modelo do Programa de Ensino Integral possibilitou o retorno de dezenas de professores para a Região.
Para o próximo ano letivo teremos a grande responsabilidade de executar um projeto de recuperação da aprendizagem, com base em diagnósticos das defasagens de cada aluno, causada pelo isolamento social, a partir da elaboração e execução de ações específicas, com monitoramento de sua eficácia.
Externamos nossa gratidão pelo apoio recebido do Secretário Estadual de Educação Rossieli Soares da Silva e de toda sua equipe, ainda estendemos os nossos agradecimentos às equipes escolares e à Diretoria de Ensino, pelo compromisso, competência e responsabilidade com a Educação Pública do Estado de São Paulo.