Secretário José Renato Nalini encontra Gabriela Pires de Araújo, de 17 anos, aluna do Centro de Ensino de Línguas da EE Dom Artur Horsthuis, em Jales. Ela obteve a maior pontuação no exame de proficiência Cambridge English Benchmarking Test, aplicado no final do ano passado e ganhou um curso intensivo de inglês na Universidade de Cambridge, na Inglaterra.
Todas as despesas com passagem, alimentação, translado, hospedagem e seguro de vida foram pagos pela instituição inglesa.
A parceria com a Educação de São Paulo foi a primeira na América Latina.
Ela é aluna do ensino médio na EE Oscar Antônio da Costa, no município de São Francisco (SP).
Temos hoje, em todo o Estado, 210 CEL’s, com 62.520 alunos.
Cambridge English Benchmarking Test
Em 2016, aproximadamente 4,5 mil alunos matriculados nos CELs (Centros de Estudos de Línguas) puderam passar pela avaliação de Cambridge English Language Assessment em um teste piloto da versão online do Cambridge English Benchmarking Test.
Para medir o nível de proficiência em língua inglesa os alunos tiveram as habilidades de escrita e leitura analisadas pelo teste online elaborado pela Cambridge English Language Assessment, departamento da Universidade de Cambridge, o mesmo que cuida das avaliações de proficiência e formação de professores. Educadores da rede estadual paulista também participaram da avalição.
Os resultados ajudam a Educação e diretores dos CELs a conhecer melhor o nível dos seus alunos. Os dados individuais são confidenciais e foram computados pela equipe de Cambridge English, podendo ser utilizados como base para planejar ações e intervenções nas unidades, fomentando futuros projetos de fortalecimento do inglês na esfera pública.
O cronograma do CEL é dividido em semestres e totaliza 3 anos de atividades (ou 480 aulas) para alunos a partir do 7º ano do Ensino Fundamental. A exceção é o curso de inglês, que tem duração de um ano e é direcionado ao Ensino Médio. Os cursos dependem da disponibilidade de cada unidade.
Fontes: Portal/SEE/Jornal de Jales
Informativo: Adriana Oliveira
Leia mais no Jornal A Tribuna, link abaixo.